segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Mais 75 profissionais qualificados para o mercado de trabalho

Mais 75 pessoas, entre elas 32 moradores da localidade de Marrecas, na região de influência indireta do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, receberam certificados de capacitação profissional na noite desta sexta-feira (28). A solenidade foi realizada no auditório do campus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e prestigiada por familiares, professores e gestores do IFF e da Prefeitura de Campos. 

Os capacitados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam qualificação através dos cursos de operador de computador, inglês básico, almoxarife, auxiliar administrativo e instalador de sistema eletrônico de segurança, conforme destaca o coordenador do Pronatec pela Prefeitura de Campos, David Barbosa de Andrade, que representou o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio.

A primeira aluna a receber o certificado foi Vera Lúcia Pessanha Andrade de Alvarenga. Ela fez o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), na sede da Associação de Moradores da comunidade de Marrecas, da mesma forma que outros 31 moradores fizeram os cursos de inglês básico e auxiliar administrativo. 

No campus do IFF Centro, no Parque Tamandaré, outros 43 alunos fizeram os cursos de operador de computador, almoxarife e instalador de sistema eletrônico de segurança. Logo após receber o certificado das mãos da professora Regina Coeli Martins Aquino, Vera Lúcia não escondeu a alegria por ter concluído mais um curso de qualificação.

- Estou muito feliz. Vou procurar uma oportunidade para trabalhar com Libras, nem que seja um estágio, numa escola ou loja, por exemplo, para aprimorar na conversa com pessoas mudas ou surdas. Este é a segunda oportunidade que tenho da Prefeitura em parceria com o Pronatec e do IFF, para fazer curso de qualificação, e vou seguir em frente - declarou a formanda, sem esconder o entusiasmo.

O orador da turma foi o aluno do curso de inglês básico, Marcelo José de Almeida, morador na localidade de Marrecas. Ele fez um discurso de agradecimento em inglês aos gestores do Pronatec/IFF e da Prefeitura, pela oportunidade levada à sua comunidade. “Quero agradecer à diretoria por ter levado os cursos para Marrecas, principalmente o curso de inglês básico, com agradecimento especial à professora Mariza”, resumiu posteriormente Marcelo, em português.

Coordenadores e diretores do IFF e da Prefeitura incentivaram os formandos a colocar o aprendizado em prática e a continuar fazendo novos cursos. Entre os diretores e coordenadores do IFF estiveram presentes o diretor de Extensão, Jonivan Coutinho, que representou o reitor do campus IFF Campos, Jefferson Manhães Azevedo; o  coordenador do Pronatec no IFF Centro, Gustavo Gomes; o coordenador geral do Pronatec IFF Campos, Oswaldo Terra; e o coordenador do  Pronatec na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, David Barbosa de Andrade, que representou o governo municipal.
Fonte: www.campos.rj.gov.br